A 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) teve início no último domingo (6/9) com a participação de equipes de todos os estados do país.
A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começou com a fase zero, uma novidade criada neste pela comissão organizadora devido às mudanças necessárias por causa da pandemia do coronavírus.
Com o fim das inscrições no último dia 7 de setembro, o número total de inscritos será informado no início da primeira fase.
A competição terá a mesma dinâmica dos anos anteriores: participam equipes compostas por um professor de História e três alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares.
A fase zero, que não é eliminatória, foi criada para que os participantes de adaptem aos novos prazos e conheçam melhor a dinâmica da prova. Isso porque, diferente dos anos anteriores em que cada fase ocorria de segunda a sábado, nesta edição as etapas terão duração de sete dias corridos, uma forma de promover maior inclusão dos alunos diante da suspensão das aulas presenciais. A prova também será mais enxuta, com três questões a menos.
Nas fases 0 a 4, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e realizar uma tarefa. Nas fases 5 e 6, realizarão uma tarefa e corrigirão de outros grupos, respectivamente. Após essas etapas serão divulgados os finalistas. A escolha dos medalhistas será determinada por uma avaliação da tarefa da fase 5, feita pelos elaboradores da ONHB (professores, doutorandos e pós-doutorandos da Unicamp).
O anúncio dos medalhistas, realizado tradicionalmente em uma grande final em Campinas-SP, será feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. Haverá, no mínimo, 400 equipes finalistas – o dobro dos anos anteriores -, com distribuição de 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. As medalhas e brindes serão enviados às escolas.
Mudanças por causa da pandemia
A ONHB é realizada tradicionalmente de forma online, com apenas a fase final presencial, o que tornou-se inviável neste no por questões de segurança. Para isso, a plataforma da prova foi adaptada para uma tecnologia que facilita a navegabilidade pelo celular e reduz, ao máximo, o uso de dados. Os participantes também poderão realizar a prova de forma offline e usar a internet somente para fazer o envio das respostas.
Confira o número de equipes que iniciaram a fase zero:
AC – 71
AL – 254
AM – 210
AP 35
BA – 750
CE – 2663
DF – 255
ES – 313
GO – 262
MA – 250
MG – 1116
MS – 87
MT – 194
PA – 217
PB -365
PE – 867
PI – 337
PR – 224
RJ – 339
RN – 889
RO – 72
RR – 36
RS – 344
SC – 335
SE – 335
SP – 3828
TO – 148
Olimpíada
Nacional
em História
do Brasil
Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.