Mais de 11,9 mil pessoas de todos os estados do país se inscreveram na 1ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto teve início no último dia 4 e segue até 30 de outubro.
Esta é uma versão da Olimpíada de História mais compacta e aberta a qualquer interessado. O objetivo é ampliar o projeto para pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas têm interesse em conteúdos sobre História do Brasil e atualidades que são oferecidos na prova da ONHB.
A modalidade que recebeu o maior número de inscritos foi a “individual”, com 1,6 mil participantes. Esta categoria é voltada para qualquer pessoa acima de 12 anos.
A modalidade “grupo” conta com 3,3 mil equipes. Nesta categoria, podem participar grupos formados por amigos e familiares, sem necessidade de vínculo com instituições de ensino.
As outras categorias, “equipe treineira” e “escola pública treineira” receberam inscrições de 3,3 mil e 3,7 mil, respectivamente. Nessas modalidades, podem participar professores e alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas e privadas.
ONHB-A: versão mais compacta
Diferente da competição original, a ONHB-A não é eliminatória e conta com quatro fases. A primeira teve início no dia 4 de outubro e a última será finalizada no dia 30 deste mês. Assim como a ONHB, todas as etapas são realizadas de forma online e com duração de seis dias cada. Ela também é mais enxuta, com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa nas três primeiras fases. Na última, os participantes realizarão somente uma tarefa.
Segundo Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o conteúdo é semelhante à competição original, mas numa versão mais ágil para os participantes.
“A ONHB-A proporciona aos participantes conhecerem a nossa prova e, às escolas, se prepararem para a 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorrerá ano que vem" afirma.
Sobre a Olimpíada de História
A ONHB é um projeto realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. A versão original, voltada para estudantes e professores, será mantida e em 2022 chegará a sua 14ª edição.
Olimpíada
Nacional
em História
do Brasil
Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.