Professoras e professores finalistas da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que permaneceram em Campinas para o Curso de Formação Presencial, estiveram nesta quinta-feira (25/8) na antiga sede do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), na capital da paulista.
O grupo foi recebido por integrantes do Núcleo Memória, que conduziu uma visita técnica no prédio por onde passaram milhares de presos políticos durante a Ditadura Militar.
A visita também contou com a presença do ex-preso político Maurice Politi, que falou sobre o funcionamento do DOI-CODI, sua experiência de detenção e tortura no local. Ele contou sobre a luta de diversas entidades pelo tombamento do prédio pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), realizado em 2014.
O prédio, localizado na Rua Tutóia, na zona sul de São Paulo, também começou a ter os tacos do chão retirados. O processo faz parte de um trabalho de arqueologia, do qual a Unicamp faz parte, junto a outras instituições. Neste momento, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realiza um trabalho de arqueologia forense que busca vestígios orgânicos e de sangue no espaço.
“Foi uma atividade bastante enriquecedora, principalmente pela interação dos professores que puderam andar pelas celas e tiveram a experiência de discutir o passado recente e traumático da Ditadura no Brasil”, avaliou a coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH), Cristina Meneguello.
No mesmo dia, os professores estiveram no Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde participaram de uma visita guiada e de uma aula sobre acervos com o diretor do órgão e docente do Departamento de História da Unicamp, Tiago Nicodemo.
Participam do Curso de Formação Presencial, 48 professores finalistas, que receberam apoio da ONHB com base no desempenho da equipe. O Curso prevê aulas ministradas por docentes do Departamento de História da Unicamp, cujo curso de graduação e o programa de pós-graduação são reconhecidos por sua excelência em território nacional, além de visitas a museus e a instituições.
Informações: Assessoria de Imprensa ONHB
assessoriadeimprensaonhb@gmail.com
Fotos: André Santa Rosa/Núcleo Memória
Olimpíada
Nacional
em História
do Brasil
Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.