1. Dos participantes
1.1. Os participantes da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil devem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de História. Os estudantes podem ser do ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), sempre das séries permitidas (oitavo e nono anos e ensino médio) ou equivalentes. Em nenhuma hipótese será permitida a participação de estudantes que já finalizaram o Ensino Médio, mesmo que inscritos em cursinhos pré-universitários. Alunos de cursos preparatórios para vestibular e ou instituições de apoio, privadas, estatais ou filantrópicas poderão participar somente na condição de serem também alunos regulares do ensino médio, e inscritos pela instituição de ensino em que cursam o ensino regular. O mesmo vale para casos especiais em que os estudantes estão cursando o ensino superior simultaneamente ao ensino técnico (profissionalizante) – estes alunos poderão participar na condição de inscritos pela instituição de ensino da Educação Básica (e não pela instituição de Ensino Superior). O mesmo professor pode orientar mais de uma equipe, mas um aluno não pode participar de mais de uma equipe. Os alunos devem pertencer à mesma escola. Não serão permitidas equipes com alunos de diferentes escolas, ainda que pertencentes à mesma rede de ensino ou à mesma mantenedora. No caso de um aluno estudar em mais de uma escola ao mesmo tempo, deve escolher por qual escola participará da Olimpíada, observando sempre que não poderá estar em mais de uma equipe. Se um ou mais alunos participarem de mais de uma equipe ao mesmo tempo, as equipes a que este ou estes alunos pertencerem serão sumariamente desclassificadas.
O professor deve pertencer ao corpo docente da escola. Não é permitida a participação de orientadores de equipe que não sejam professores de História do corpo docente da escola. É permitida a participação de professores que estejam exercendo outras funções ou ministrando outras disciplinas na escola no momento da inscrição e/ou da realização da prova, observado o fato de que sejam professores de História. Há casos em que a formação original do professor se deu em outras áreas, como Ciências Sociais, por exemplo. Desde que este professor seja o professor de História da escola, ele poderá orientar equipes na Olimpíada.
Não há limite para o número de equipes inscritas por escola. Não há limite para o número de equipes orientadas por professor.
Caso comprovada a inscrição e/ou participação de membros não elegíveis em uma equipe (i.e. alunos que não pertencem ao corpo discente da escola, ou às séries estabelecidas, ou que finalizaram integralmente o Ensino Médio ou ainda professores e/ou estagiários que não tenham vínculo com a escola), a Comissão Organizadora poderá desclassificar sumariamente a equipe e/ou as equipes da instituição de ensino participante. Caso comprovada a intenção de dolo, má-fé ou falsidade ideológica o professor e/ou os estudantes e/ou a instituição de ensino podem ter vetada a sua participação presente e futura nas edições da ONHB a critério da Comissão Organizadora. Sob nenhuma hipótese o valor das inscrições será devolvido.
1.2. A composição das equipes é decidida pelos participantes, desde que obedecendo ao modelo de um professor e três estudantes. Todos os estudantes podem ser da mesma série (por exemplo, todos os 3 estudantes pertencerem ao segundo ano do ensino médio), dois estudantes podem ser da mesma série e um de outra, ou cada estudante pode pertencer à uma série (por exemplo, um estudante do oitavo ano, um estudante do nono ano e um estudante do terceiro ano do ensino médio). Repetindo: essa decisão cabe à equipe.
1.3. No caso de impedimento grave, considerados de força maior, no decorrer da Olimpíada, por parte de qualquer um de seus participantes, poderá ocorrer a substituição de membro da equipe, desde que justificada por meio de envio de documentação a ser solicitada pela Comissão Organizadora da Olimpíada. Por essa razão, a composição das equipes deve ser decidida com responsabilidade e a substituição de um ou mais membros da equipe, inclusive para a fase presencial, deve ser demandada somente se causada por motivos de força maior. Somente o professor orientador da equipe pode solicitar a substituição de membros da(s) equipes, sendo ele o único responsável pelo envio da documentação. Em caso de desligamento do professor do quadro docente de sua instituição de ensino, deve ser enviado pedido e documentação exigida para que um novo professor assuma a(as) equipe(a). As equipes convocadas para a Fase Final que, por motivo de força maior, necessitarem solicitar troca de membros (professor ou aluno) deverão fazê-lo até 15 (quinze) dias antes da data prevista para a realização da Grande Final Presencial em Campinas. Após essa data não serão realizadas trocas. Para a fase final é permitida a troca máxima de 1 (um) membro por equipe.
Consideramos motivos de força maior: 1) doença ou incapacitação física ou mental grave 2) abandono, transferência escolar ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o estudante não ser mais aluno da escola pela qual se inscreveu na Olimpíada 3) demissão, transferência ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o professor não ser mais docente da escola pela qual se inscreveu na Olimpíada. A Comissão Organizadora da OHNB poderá exigir a qualquer momento documentos que comprovem o impedimento de participação do professor ou aluno.
Casos diversos dos mencionados neste Regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora da Olimpíada que poderá exigir, a seu critério, documentos comprobatórios e negar-se a realizar a alteração.
1.4. No ato de inscrição, o responsável pela inscrição visualizará na tela todos os dados, que serão utilizados na confecção do certificado de participação para todos os membros da equipe. É de inteira responsabilidade das equipes conferir os dados fornecidos e garantir que estejam corretos (nome dos participantes, nome da escola etc.). A Comissão Organizadora da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não realizará alterações em seu sistema para corrigir os certificados, e não corrigirá certificados enviados na fase final, salvo nos casos de força maior mencionados no item 1.3.
1.5. É proibida a participação, nas provas da Olimpíada, de docentes e funcionários do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas diretamente ligados à elaboração da ONHB e também de seus parentes de primeiro grau. É proibida a participação nas provas da Olimpíada de docentes, estudantes e funcionários envolvidos em qualquer um dos aspectos da elaboração do conteúdo da Olimpíada, e também de seus parentes de primeiro grau. É proibida a participação nas provas da Olimpíada de escolas cujos docentes, coordenadores, diretores ou funcionários estejam envolvidos em qualquer um dos aspectos da elaboração do conteúdo da Olimpíada.
1.6. As equipes devem criar um nome para si. Esse “nome da equipe” a acompanhará em todo o processo e será utilizado em todas as etapas da competição, do início até a premiação, e por isso deve ser escolhido com critério. As equipes também poderão postar em sua sala de equipe uma imagem dos participantes ou com a qual se identifiquem. São proibidos imagens e nomes ofensivos, pornográficos ou que remetam a qualquer forma de violência, preconceito racial, social, de gênero, de credo ou de origem bem como nomes e/ou imagens que causem dubiedade de interpretação no que se refere aos casos acima. A Comissão Organizadora da Olimpíada pode alterar, a qualquer momento, os nomes e/ou imagens de equipes que considerar que integram os casos acima, a partir de verificações periódicas ou a partir de denúncias de outros participantes. Quando essa situação ocorrer, a Comissão Organizadora comunicará o orientador da equipe a necessidade de troca do nome ou imagem em um prazo máximo de 24 horas. Em caso de não envio de um novo nome ou da mudança da imagem da equipe a Comissão Organizadora realizará a alteração do nome da equipe no cadastro e/ou a remoção da imagem da QG da equipe, a seu critério. As equipes que não apresentarem um novo nome dentro do prazo estipulado acima serão renomeadas como Alterada01, Alterada02 e assim sucessivamente de acordo com a incidência de casos. Uma vez realizada esta alteração não haverá em hipótese alguma a mudança dos nomes das equipes. A reincidência da escolha de nome e/ou imagens ofensivos ou de dupla interpretação poderá levar à desclassificação da equipe.
Os nomes das equipes, salvo nos casos acima mencionados, não serão alterados. Por isso, ao se inscrever, a equipe deve verificar se realmente deseja aquele nome, se ele cumpre as exigências deste regulamento e está escrito de forma correta, pois ele não será alterado posteriormente.
O certificado de participação das fases online ficará disponível na "QG da equipe" por tempo indeterminado. Entretanto, a Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos certificados não impressos até 31/12/2018 e não emitirá segunda via de certificados.
A Comissão Organizadora não emitirá, sob hipótese alguma, segundas vias de certificados das edições anteriores. Assim, é imprescindível que os participantes imprimam seus certificados da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil até o dia 31/12/2018, pois não há garantia da permanência dos mesmos online após essa data.
2. Das inscrições
2.1. As inscrições para a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil serão feitas exclusivamente online. Sob nenhuma hipótese as inscrições serão feitas por e-mail, correspondência ou qualquer outra forma de comunicação.
Para se inscrever cada equipe deve realizar um cadastro junto ao sistema de cadastros da ONHB, no qual serão solicitados nome completo, e-mail de cada participante e outros dados.
Cada participante deve ter seu próprio endereço de e-mail. Sob hipótese alguma será permitida a utilização de um e-mail único para toda a equipe. O e-mail deve ser pessoal e individual, pois para cada endereço de e-mail será criada uma senha de acesso.
Na inscrição, deverão constar obrigatoriamente o nome e outros dados pessoais de cada participante, o e-mail de cada participante e os dados da escola.
No ato de inscrição, é fornecido o CPF do responsável pelo pagamento do boleto de inscrição ou o CNPJ da escola ou instituição jurídica correlata. O boleto será emitido referente a esse CPF ou CNPJ, e será o único recibo de inscrição na Olimpíada. A Comissão Organizadora não emitirá recibos, notas fiscais ou qualquer outro comprovante para atestar pagamento de inscrição.
Recomendamos enfaticamente que a inscrição seja feita pelo professor responsável, e que os comprovantes de pagamento e os boletos liquidados sejam guardados. Inscrições realizadas por pais ou responsáveis por alunos são desaconselhadas. No caso de as inscrições serem realizadas por pessoal administrativo das escolas, recomendamos a presença do professor responsável e que se observe que para cada inscrição é gerado um boleto diferente, ou seja, não é possível gerar um único boleto que contemple a inscrição de duas ou mais equipes. Isso exige a atenção no momento de impressão e pagamento dos boletos, a fim de evitar o pagamento duplicado do boleto de uma equipe e o não pagamento de outra. O gerenciamento da impressão e pagamento dos boletos é de total responsabilidade das equipes. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por casos de pagamento equivocado ou duplicado de boletos.
As inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento pela instituição financeira. Somente o preenchimento dos dados configura uma inscrição incompleta e, portanto, não válida. A inscrição realizada com sucesso implica assim em três etapas obrigatórias: 1) preenchimento de cadastro 2) inscrição da equipe e 3) pagamento do boleto realizado dentro do prazo estipulado.
2.2. O simples cadastro no site da ONHB não configura inscrição na Olimpíada. Depois de fazer o cadastro, o responsável deve entrar no sistema com seu login e senha e deve fazer todo o processo de inscrição logado no sistema.
2.3. O usuário que der início ao processo de inscrição é o único com acesso a ele e ao boleto de pagamento e é, assim, o responsável pela inscrição iniciada. Os outros membros da equipe não terão acesso ao processo de inscrição e nem ao boleto.
Atenção: o responsável pela inscrição só terá acesso ao boleto após a confirmação de email de todos os integrantes da equipe. A Comissão Organizadora não enviará, em hipótese alguma, boletos por email ou outra forma de envio. Os boletos gerados ficarão disponíveis na área de usuário dos responsáveis pelas inscrições.
2.4. Ao final do processo de inscrição, depois da confirmação do pagamento, será enviado um e-mail, apenas ao responsável, confirmando a inscrição. Este e-mail e o boleto são os únicos comprovantes de inscrição. É de inteira responsabilidade da pessoa que realizar a inscrição guardar esse e-mail e o código de inscrição de sua equipe, que pode ser encontrado no campo “Demonstrativo” do Boleto gerado. Este código poderá ser requisitado em qualquer comunicação entre o participante e a Comissão Organizadora da Olimpíada. O prazo para a confirmação de pagamento é de até 05 dias úteis depois da data do efetivo pagamento pela equipe.
2.5. O site da Olimpíada garante o envio dos e-mails referentes ao processo de inscrição, mas a Comissão Organizadora não se responsabiliza pelo recebimento da mensagem pelo serviço de e-mail utilizado pelo usuário, que deverá checar filtros anti-spam ou outros que impeçam seu recebimento.
2.6 Ao se cadastrar no sistema o usuário terá o seu email como login e deverá escolher uma senha de acesso. É de inteira responsabilidade dos participantes lembrar o login e a senha escolhidos. É também de inteira responsabilidade dos participantes garantir que seu login e senha não sejam compartilhados por outras pessoas. A Comissão Organizadora da Olimpíada não é responsável por usos inadequados do login e senha dos participantes da Olimpíada. Estão sujeitos à desclassificação aqueles que compartilharem senhas ou deixarem-nas ao alcance de não participantes da Olimpíada. As senhas de acesso à plataforma são pessoais e intransferíveis e os usuários devem zelar para que tais informações não sejam compartilhadas por outras pessoas. Os professores em particular têm acesso às salas de todas as suas equipes e, justamente por isso, não devem sob hipótese alguma compartilhar os seus dados de acesso com outras pessoas.
A Comissão Organizadora da Olimpíada não se responsabiliza pelo mau uso das senhas de professores compartilhadas com alunos e/ou outras pessoas, uma vez que estas senhas permitem o acesso a todas as equipes orientadas por aquele professor. No caso de perda ou esquecimento, poderá ser solicitada uma nova senha no site da ONHB e será enviada uma mensagem com um link, ao e-mail fornecido no cadastro, para a reconfiguração da senha. A senha anterior ficará automaticamente invalidada. Cada solicitação de uma nova senha gera uma nova mensagem com link que invalida o pedido anterior. Assim, recomendamos que se espere pela chegada do e-mail por alguns minutos – caso contrário, ao chegar, poderá já ter sido invalidado por um novo pedido de senha.
É de responsabilidade exclusiva dos usuários realizar o deslogamento do sistema ao terminarem acessar o site e/ou a prova. A Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil, não se responsabiliza pelo esquecimento ou não deslogamento deliberado durante qualquer etapa da inscrição ou da prova. Ao não se deslogar do sistema o usuário torna-se responsável pelo acesso indevido de terceiros à sua área e, consequentemente, à prova, assim como, torna-se responsável por quaisquer alterações realizadas nas respostas das questões e/ou tarefas enviadas por pessoas com acesso ao computador. É de inteira responsabilidade do usuário sair do sistema para que isto não aconteça. Fechar o navegador ou a aba do navegador NÃO desloga o usuário do sistema, a única forma de fazê-lo é clicando em Sair no menu do sistema.
A equipe de apoio da ONHB não possui acesso às senhas e às áreas de usuários, e está, assim, impossibilitada de recuperar esses dados caso sejam perdidos ou esquecidos. Do mesmo modo, a Comissão Organizadora da Olimpíada não possui meios de interferir na realização da prova e nas tarefas das equipes, nem como fazer com que respostas já enviadas e confirmadas sejam devolvidas, refeitas ou canceladas.
2.7. No ato da inscrição, o site automaticamente encaminha o interessado para o sistema de pagamento. O pagamento pode ser realizado unicamente por meio de Boleto Bancário. O Boleto deve ser pago até a data de vencimento nos principais bancos do país, em agências, caixas eletrônicos ou internet.
Para a Olimpíada 2018 serão praticados os seguintes prazos e valores para a inscrição:
Primeiro período de Inscrição:
De 16 de fevereiro a 20 de março de 2018
Escolas públicas
R$30,00 (trinta reais) por equipe
Escolas particulares
R$60,00 (sessenta reais) por equipe
Os Boletos bancários emitidos até as 23:59hrs do dia 20/03/2018 podem ser pagos até as 22:00hrs do dia 21/03/2018.
Segundo período de inscrição:
De 21 de março a 24 de abril de 2018
Escolas públicas
R$45,00 (quarenta e cinco reais) por equipe
Escolas particulares
R$90,00 (noventa reais) por equipe
Os Boletos bancários emitidos de 21/03/2018 até as 23:59hrs do dia 24/04/2018 podem ser pagos até as 22:00 do dia 25/04/2018.
As equipes que realizarem inscrições durante o primeiro período, com desconto, e não efetuarem o pagamento de seus boletos até a data definida neste Regulamento, perderão o direito ao desconto e para garantir a sua participação na prova deverão gerar novo boleto com valor e data de pagamentos referentes ao segundo período de inscrição, sem desconto. Assim, não é necessário realizar uma nova inscrição, mas o responsável pela inscrição da equipe – e somente ele – deverá gerar um novo boleto em sua área de cadastro.
A Comissão Organizadora da ONHB não se responsabiliza por agendamentos de pagamento de boletos não finalizados pelos bancos. Assim, recomendamos que os boletos sejam pagos diretamente nos caixas, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e internet, sem agendamento para pagamento futuro (na data final de vencimento).
Os valores referem-se à inscrição de toda a equipe. A ONHB não cobra taxas ou ingressos individuais de seus participantes. Se o professor orientador ou a escola inscreverem várias equipes, deverão pagar a inscrição para cada uma delas.
Não se aplicam descontos nem isenções às inscrições por equipe, exceto a prevista para o primeiro período de inscrição. Sugerimos que as equipes realizem suas inscrições até a data de 20 de março de 2018, período em que serão praticados os mesmos valores dos anos de 2015, 2014 e 2013 (30 reais para equipes de escolas públicas e 60 reais para equipes de escolas particulares).
Em hipótese alguma serão devolvidos os valores referentes às inscrições das equipes. Não há possibilidade de pagamento do boleto após a data de vencimento.
Lembre-se: A inscrição somente será finalizada com sucesso após a quitação do boleto nas formas de pagamento acima mencionadas, e seu recebimento será registrado em até 5 dias úteis pelo sistema.
2.8. Limite de participantes
Embora preparada para aumentar significativamente o número de participantes, a Olímpiada Nacional em História do Brasil, como qualquer outro programa baseado em internet, possui restrições no que se refere ao número final de participantes. A ONHB reserva-se o direito de encerrar os prazos de inscrição antecipadamente caso atinja este limite, visando exclusivamente permitir aos inscritos uma participação com menor número possível de intercorrências técnicas. Neste caso, será respeitada a ordem de inscrição.
3. Das fases da Olimpíada
3.1. A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituída por 6 fases de provas online e 1 fase de prova, final e presencial, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Campinas, SP.
3.2. As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo participante de seu login e senha.
Todas as respostas e tarefas solicitadas pela Olimpíada devem ser realizadas na página da Olimpíada. Todo o envio de respostas e tarefas deve ser realizado em local indicado na página da Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por e-mail, correio ou outros meios de comunicação. As respostas e tarefas enviadas não podem ser alteradas posteriormente, ou este envio ser cancelado e/ou substituído por novo envio.
A Comissão Organizadora da ONHB e seus colaboradores não tem acesso às provas realizadas pelas equipes. Assim, não pode intervir, alterar ou enviar questões e tarefas. Todo o envio só pode ser realizado por um membro da equipe logado ao nosso sistema. Apesar disso, temos o controle sobre todos os acessos e logs dos membros de cada equipe, podendo monitorar as fases de resolução da prova por parte dos participantes, garantindo assim a lisura do processo de avaliação.
Cada fase online é composta por questões de múltipla escolha e/ou por tarefas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem a mais pertinente como resposta. Cada questão pode ser assinalada como “rascunho”, permitindo às equipes a reflexão antes do envio definitivo. No entanto, sob nenhuma hipótese, as respostas deixadas na forma de “rascunhos” serão utilizadas no cálculo geral dos pontos. Do mesmo modo, questões e/ou tarefas salvas e concluídas não poderão retornar à forma de “rascunho”. Para cada questão e/ou tarefa “entregue”, o sistema registra um recibo de entrega, formado por um conjunto de números e letras, que é a assinatura digital do conteúdo entregue pelo participante responsável pelo envio. Esta assinatura de entrega só pode ser produzida pela chave criptográfica localizada nos servidores da ONHB, e é a única garantia de que a equipe efetivamente entregou cada questão e/ou tarefa com aquele conteúdo. O recibo de entrega fica visível para todos os membros da equipe no rodapé de todas as questões numa área azul claro. Todos os recibos de entrega bem como sua hora de entrega e a identificação do usuário que a realizou ficam disponíveis no índice de cada fase. Recomendamos que os participantes guardem uma imagem desta página ou imprima-a.
Em qualquer caso de questionamento acerca da entrega de uma ou mais questões ou tarefas, a equipe técnica da ONHB somente verificará a solicitação mediante o envio, realizado por um membro da equipe via formulário de dúvidas, na aba “contato” dos seguintes dados:
-
Recibo de entrega da questão ou tarefa;
-
Data e horário do envio da questão ou tarefa;
-
Nome do participante que realizou a “entrega” da questão ou tarefa no sistema;
As solicitações de verificação de envio de questões e/ou tarefas que não vierem acompanhadas dos dados indicados neste regulamento, forem realizadas por indivídios que não sejam membros das equipes (pais, diretores, coordenadores etc.) e/ou enviadas por outro ambiente que não nosso formulário de dúvidas, na aba “contato”, não serão verificadas.
Cada fase que estiver online possuirá uma versão que pode ser impressa, para facilitar o trabalho das equipes. Procuramos tornar esta versão para impressão legível e condensada, mas alertamos que, devido ao grande número de documentos utilizados em cada questão, esta impressão pode gerar muitas páginas. Sugerimos aos participantes que estabeleçam previamente junto às suas escolas uma “cota de impressão” para as equipes participantes da Olimpíada, de forma a poderem imprimir a prova online caso desejem ou necessitem.
A primeira fase terá 11 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A segunda fase terá 11 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A terceira fase terá 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A quarta fase terá 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A quinta fase é uma tarefa.
A sexta fase é uma tarefa.
A sétima fase é presencial, constituída por questões e desafios diversos. Esta fase é seguida pela premiação.
3.3. A página da Olimpíada fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.
A cada fase finalizada, a Comissão Organizadora publicará comentários relativos às questões e tarefas. Estes comentários não são a resolução da Prova, e sim observações gerais que aprofundam o tema abordado pela questão, reforçando assim o processo de aprendizado.
O gabarito oficial será publicado somente após o final da sexta fase da Olimpíada. Ao retornar à sua área, após cada fase, cada equipe terá acesso tão somente à alternativa que selecionou (tarjada em azul claro), e não ao resultado oficial.
É importante não confundir a alternativa selecionada que aparece em azul claro com um suposto “gabarito” da prova. Trata-se sempre da alternativa que a equipe selecionou e não do gabarito oficial, que será publicado somente após o final de todas as fases online, juntamente com o documento “Sistema de Avaliação da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil”, que explica detalhadamente a forma como nossa prova é avaliada.
A Comissão Organizadora não fornecerá explicações referentes ao conteúdo das questões após a finalização das provas online. Como as equipes são compostas também por professores de história, é nossa expectativa que dúvidas referentes a conteúdos sejam debatidas no contato aluno-professor.
Cada fase online tem a duração exata de 6 dias. Para a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, as fases serão iniciadas às segundas feiras e finalizadas aos sábados, permitindo que as equipes tenham ao menos um encontro com os seus professores de história, conforme os seus horários escolares, ao longo da semana.
Para mais detalhes, veja a linha do tempo no site.
3.4. A experiência online de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.
A Comissão Organizadora responsabiliza-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.
A Comissão Organizadora garante o funcionamento do site da Olimpíada para os navegadores de internet: Firefox 44, Microsoft Edge 13, Chrome 49, Opera 35 e Safari 9.1 (ou 9.3 no iPhone), ou versões mais recentes dos mesmos. A utilização de versões mais antigas, de outros navegadores, ou de versões utilizadas em tablets ou celulares não é recomendada pela Comissão Organizadora, que não se responsabilizará pelo funcionamento da Olimpíada em outros navegadores que não os aqui sugeridos.
Em caso de falha no sistema da ONHB, da Unicamp ou falha ampla no sistema no país, a Comissão Organizadora da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas, que atinjam apenas uma parcela dos participantes, não serão levadas em consideração. Apenas falhas graves no sistema, em nível nacional, que prejudiquem a grande maioria dos participantes da Olimpíada, poderão ocasionar a prorrogação de prazos de entrega, e somente após a deliberação e decisão da Coordenação da Olimpíada.
Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A Comissão Organizadora da Olimpíada recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefas para a “última hora”.
A Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil não se responsabiliza por erro no envio das questões e/ou tarefas gerados por logins múltiplos e simultâneos de participantes da mesma equipe, por isso recomendamos que cada equipe se organize para realizar a prova e enviá-la.
Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas ou tarefas.
A Coordenação da Olimpíada Nacional em História do Brasil, por motivos de força maior, poderá alterar a data, local e o formato da realização da Fase Final e da Cerimônia de Premiação.
4. Da classificação dos participantes
4.1. A seleção das equipes classificadas para a etapa seguinte será feita por meio de pontuação baseada no desempenho da equipe até aquele momento (resposta às questões de múltipla escolha e tarefas).
Na primeira fase, serão aprovados no mínimo 90% dos participantes (eliminados 10% dos participantes da fase)
Na segunda fase, serão aprovados no mínimo 70% dos participantes (eliminados 30% dos participantes da fase).
Na terceira fase, serão aprovados no mínimo 60% dos participantes (eliminados 40% dos participantes da fase).
Na quarta fase, serão aprovados no mínimo 40% dos participantes (eliminados 60% dos participantes da fase)
Na quinta fase, serão aprovadas todas as equipes que enviarem a tarefa.
Após a sexta fase, serão convocadas no mínimo 200 equipes.
Ao deixar toda uma fase em branco ou em rascunho (questões de múltipla escolha e tarefa), a equipe estará automaticamente eliminada da fase seguinte.
4.2. A tarefa realizada na quinta fase será corrigida ao longo da sexta fase online, e não antes disso. O envio das Tarefas pelas equipes implica automaticamente em sua autorização para que a Comissão Organizadora possa divulgá-las e publicá-las, com fins exclusivamente educativos e pedagógicos.
Não há limites de equipes participantes por escola ou por orientador, mas lembramos que, embora o trabalho conjunto das equipes de uma mesma escola possa enriquecer a discussão, cada equipe fará o envio de suas respostas, – este envio não pode ser feito em conjunto pela escola. No que se refere especificamente à Tarefa da fase 5, a Comissão Organizadora ressalta que esta é uma tarefa de criação exclusiva de cada equipe e, sendo assim, cada tarefa deve ser única. Desta forma, nos casos em que forem identificadas tarefas de equipes pertencentes à mesma escola ou com mesmo professor(a) orientador(a), com conteúdos idênticos e/ou com pequenas variações, estas entregas serão consideradas como “plágios internos” e as Tarefas serão penalizadas com perda significativa de seus pontos.
A quinta fase consiste em uma única tarefa que consistirá da produção de um texto que exigirá das equipes, além da escrita, várias habilidades desenvolvidas ao longo da ONHB. Esta tarefa não será classificatória, ou seja, não computará pontuação para a equipe. Entretanto, ela é eliminatória, ou seja, a equipe que não entregar a tarefa estará automaticamente eliminada da prova e não poderá participar da sexta fase, independentemente da pontuação alcançada até a fase 5.
A sexta fase consiste de uma única tarefa na qual será realizada a correção da tarefa da quinta fase. Esta correção é feita por pares e há, paralelamente, a verificação da “qualidade da correção” feita pela banca da ONHB. O documento explicando como se dá esta avaliação será publicado juntamente com a tarefa na fase seis.
O sistema distribui automaticamente as tarefas da quinta fase para que os participantes da sexta fase possam avaliá-las. Para todas as fases, a Comissão Organizadora da Olimpíada reserva-se o direito de alterar a quantidade de participantes que passará à próxima fase, sempre respeitando os critérios de pontuação e garantindo os percentuais mínimos expressos acima.
Os pontos totais, incluindo o desempenho nas questões e a pontuação das tarefas em todas as fases, serão computados e utilizados para selecionar as equipes classificadas para a fase final presencial. O cálculo das pontuações será realizado pelo sistema. Não serão realizadas “recontagens” de pontos ou revisões de prova e sob hipótese alguma serão divulgadas as pontuações por questão ou tarefa das equipes ou as correções realizadas, seja de forma privada ou pública. A Comissão Organizadora não realizará reavaliações, recontagens, revisões assim como não cabe recursos aos resultados gerados pelo sistema e divulgados às equipes. As pontuações totais, por fase e geral, serão publicadas nos QGs das esquipes. Em hipótese alguma a Comissão Organizadora publicará rankings gerais ou específicos sobre a participação das equipes na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.
4.3. Para a fase final presencial serão classificadas no mínimo 200 equipes. Em caso de empate de pontos, a Comissão Organizadora da Olimpíada aplicará os seguintes critérios de desempate: maior pontuação na fase 6; em seguida, maior pontuação geral nas fases 1, 2, 3 e 4 somadas, em seguida; menor número de questões deixadas sem resposta.
Os nomes das equipes classificadas para a fase final serão divulgados no dia 21/06/2018.
As equipes convocadas deverão confirmar o interesse em participar da fase presencial no prazo indicado no documento “Manual das equipes finalistas da 10ª ONHB” que é considerado complementar a este documento, tendo assim, força de regulamento. No caso da não-confirmação, as equipes seguintes na pontuação serão convocadas. (vide o item 7 do regulamento)
4.4. Caso a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil obtenha recursos financeiros compatíveis, Comissão Organizadora Olimpíada Nacional em História do Brasil proporcionará uma ajuda de custo para a vinda a Campinas para participantes de 5 equipes de acordo com os seguintes critérios:
a) Uma equipe de escola pública com mais alta pontuação final de cada região do Brasil (sendo as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Essas 5 (cinco) equipes de escolas públicas serão selecionadas pelo critério do mérito, exclusivamente pela pontuação obtida nas cinco fases online.
b) Caso a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil obtenha recursos financeiros compatíveis, contribuirá em seguida com a ajuda de custo, excluídas as 5 equipes acima, com a vinda para Campinas de equipes adicionais para a participação na Grande Final, baseada no princípio de representatividade nacional dos finalistas (ao menos uma equipe de cada estado da federação).
A divulgação sobre eventuais ajudas de custo bem como sobre a quantidade total de equipes a serem beneficiadas com a ajuda de custo, o valor e os critérios adotados serão efetuados após o término das inscrições e antes do início da Sexta Fase da Prova. Os critérios serão impessoais, assentados no desempenho das equipes e sujeitos a condições que contemplem a diversidade geográfica dos participantes e outras condições específicas a critério da Comissão Organizadora.
A Comissão Organizadora da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não custeará, em hipótese alguma, despesas específicas diversas das mencionadas em Regulamento.
As demais equipes classificadas, de escola pública e particular, deverão buscar, a seu critério, meios próprios para participar da fase final presencial. A Comissão Organizadora da Olimpíada envidará esforços para auxiliar a vinda de quantas equipes for possível, por meio de patrocínios ou outras fontes de recursos, sempre pelo critério do mérito (pontuação obtida), procurando valorizar a participação de todos os estados do país.
4.5. No ato da convocação das equipes selecionadas segundo sua pontuação para a fase final presencial, a Comissão Organizadora convocará necessariamente pelo menos uma equipe de cada estado da federação. No caso de existirem estados em que nenhuma equipe tenha chegado à classificação para participar da fase final, a Comissão convocará a equipe com mais alta pontuação e, para não prejudicar nenhuma equipe, convocará o número equivalente de equipes com pontuação. Assim, por exemplo, se o número final de equipes convocadas for de 200, e 2 estados não tiverem atingido pontuação mínima, serão convocadas 202 equipes (ou seja, as equipes sem pontuação suficiente não estão “tirando a vaga” de nenhuma equipe). Esta convocação somente será realizada caso a equipe, ainda que sem obter a pontuação para finalista, tenha chegado até a última fase da prova online (fase 6).
No caso de um ou mais Estados da Federação não se classificarem para a Fase Presencial pelo fato de não terem avançado à Fase 6, a Comissão Organizadora da Olimpíada poderá, a seu critério, convidar o professor com mais alta pontuação naquele Estado para assistir, como observador, à fase final da Olimpíada, com objetivos pedagógico-formativos, assim como a participar de outras atividades propostas para os professores orientadores das equipes com maior pontuação nas fases online.
4.6. Ficam alertados os participantes da fase final de que deverão providenciar uma série de documentos relativos à viagem para Campinas e à participação na Fase Presencial.
É de suma importância que os estudantes tragam um documento de identidade com foto. Recomendamos enfaticamente que este documento seja o RG. Em casos excepcionais, este documento pode ser a certidão de nascimento, desde que acompanhada de outro documento com foto. Carteirinhas estudantis ou de associações NÃO SÃO consideradas um documento de identidade, a menos que acompanhadas da certidão de nascimento. Atenção: o aluno que não trouxer seu RG, ou certidão de nascimento acompanhada de documento com foto, será impedido de realizar a prova da fase final da Olimpíada. Recomendamos aos jovens que ainda não possuem RG que aproveitem essa circunstância para emitir este importante documento, alertando que o mesmo pode demorar até 90 dias para ser emitido.
Outros documentos relativos à participação na fase final da Olimpíada incluem autorização para viagem de menores assinada por pais e/ou responsáveis, que será utilizada pelos próprios estudantes para seu deslocamento em território nacional. Incluem também permissão concedida à Comissão Organizadora da ONHB para o uso da imagem de todos os membros da equipe, incluindo o professor, permissão essa que será entregue à Comissão Organizadora da Olimpíada no dia da prova final presencial. Outros documentos pertinentes podem vir a ser requisitados pela Comissão Organizadora da Olimpíada no momento da convocação dos selecionados para a Fase Presencial.
A Comissão Organizadora buscará assistir as equipes e os responsáveis no que se refere à participação na fase final da Olimpíada. Contudo, a Comissão Organizadora e a Universidade Estadual de Campinas não são responsáveis pela viagem e/ou pela permanência dos participantes na cidade de Campinas nem por quaisquer situações advindas destas.
4.7. Restrições religiosas
Os participantes que por restrições religiosas não puderem realizar a prova final no sábado dia 18 de agosto das 9h às 12h, ficarão juntamente com toda sua equipe (menos o professor) em uma sala isolada no prédio onde ocorrem as provas. Deverão aguardar neste local a realização da prova que se iniciará após o pôr-do-sol e serão acompanhados o tempo todo por Monitores da Olimpíada. Apenas as equipes finalistas que necessitarem dessa programação especial deverão entrar em contato com a Comissão Organizadora conforme orientações a serem divulgadas no Manual que ficará disponível nas salas das equipes finalistas durante a Convocação. No caso de uma equipe possuir restrição religiosa e não comunicar o fato à Organização, não será possível reservar para ela local e horário em separado. Nesse caso, se a equipe declarar possuir um ou mais membros como restrição religiosa apenas no momento da aplicação da prova, caberá a ela decidir se realiza a prova em mesmo local e horário que todos os demais (sábado dia 18 de agosto pela manhã) ou se abandona a competição.
5. Da premiação
5.1. A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial.
As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. A pontuação máxima possível em cada fase é distinta, e cada fase vale um pouco mais do que a soma das fases anteriores. O sistema de avaliação contendo os pesos das fases será divulgado após a fase 6.
5.2. A divulgação da lista dos premiados é de responsabilidade da Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil e se dará, segundo o calendário oficial, exclusivamente no site www.olimpiadadehistoria.com.br
A Comissão Organizadora da Olimpíada não elaborará uma classificação geral das equipes nem divulgará as pontuações das equipes. Não está, dentre os objetivos da Olimpíada, gerar um ranking nacional de escolas ou participantes nem chegar a um suposto “primeiro colocado”. Dentre os objetivos primordiais da Olimpíada estão promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.
5.3. As equipes eliminadas nas fases anteriores receberão certificados online digitalmente assinados, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. A premiação consiste em medalhas de ouro, prata, bronze e “cristal” para os estudantes e professores participantes da fase final.
Todos receberão certificado. Os certificados serão emitidos com base nos dados fornecidos no ato de inscrição. Assim, antes de finalizar sua inscrição certifique-se que seus dados estão corretos e atualizados, e realize os ajustes necessários em sua área de usuário. Dados incorretos não serão corrigidos e não haverá nova emissão de certificado, salvo nos casos previstos no item 1 deste Regulamento. Sugerimos que todos os participantes, antes do início da prova, realizem as atualizações cadastrais necessárias em suas áreas de usuários no site da ONHB.
Durante a grande final presencial, poderão ocorrer atividades de interação organizadas pela ONHB. O(a)s professore(a)s participarão de uma oficina para docentes, durante a realização, pelos alunos, da Prova Presencial, pela qual receberão certificado. Caso existam vagas e condições, o(a)s acompanhantes do(a)s professore(a)s orientadore(a)s também poderão participar da oficina para docentes, e receber certificado pela atividade.
Apenas o(a)s aluno(a)s das equipes poderão acessar o local da prova. É vetado o acesso aos corredores e salas de prova a pais, mães, professore(a)s, coordenadore(a)s de ensino e quaisquer outro(a)s acompanhantes. Os corredores e salas de prova só podem ser acessados pelos estudantes finalistas e pelos membros da organização da Olimpíada.
Os professore(a)s orientadore(a)s que, por motivo de força maior (item 1.3 deste regulamento), pedirem a alteração de orientador(a) para fase final, terão direito ao certificado da referida fase. O(a) professor(a) que acompanhar a equipe à fase final sem, no entanto, tê-la orientado ao longo da ONHB, poderá solicitar, posteriormente, via formulário de dúvidas em nosso site, na aba “contato”, um certificado de participação no evento, mas não terá direito a certificados de honra ao mérito ou a medalhas de bronze, prata e ouro ou de participação.
A Comissão Organizadora do evento se reserva o direito de alterar ou acrescentar prêmios, segundo seu critério e de acordo com a disponibilidade de recursos.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil não emitirá certificados ou declarações em papel. Todos os certificados serão enviados por email. Assim, é importante que os participantes mantenham seus email atualizados e verifiquem o recebimento, desbloqueando nosso endereço nos filtros de spam.
6. Contato com a Comissão Organizadora
6.1. Todas as informações relativas à 10ª Olimpíada serão divulgadas única e exclusivamente a partir do site da ONHB (www.olimpiadadehistoria.com.br)
A Comissão Organizadora da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não se responsabiliza por informações divulgadas em seu nome em redes sociais, blogs, páginas de internet ou outros meios de comunicação que não os geridos pela ONHB.
A Comissão Organizadora da 10ª Olimpíada mantém, para promover a interação entre os participantes, uma página na rede social Facebook, no Instagram e um Twitter. Entretanto, as informações oficiais relativas à 10ª Olimpíada devem ser consultadas exclusivamente no site da ONHB.
6.2. Todas as dúvidas e sugestões devem ser enviadas única e exclusivamente por meio do site selecionando-se o assunto desejado e, neste contato, será necessário fornecer um endereço de e-mail válido.
A Comissão Organizadora buscará responder aos contatos recebidos por meio de sua página em até 4 dias úteis.
Não escreva e-mails para nenhum Departamento ou órgão da Universidade Estadual de Campinas em busca de informações, seja para e-mail institucional, seja para e-mails de funcionários diversos. Os funcionários da Unicamp não possuem acesso e não estão autorizados a responder questões relativas à Olimpíada por e-mail e toda e qualquer resposta, se ocorrer, é não-oficial.
Não telefone para o Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas: este é tão somente uma unidade administrativa das atividades diárias dos docentes desta universidade e, portanto, não há como fornecer respostas a dúvidas relacionadas à Olimpíada. Não é possibilitado o contato via telefônica entre os participantes e a Comissão Organizadora da Olimpíada. Os funcionários da Unicamp não têm acesso às informações da Olimpíada e, portanto, não estão autorizados a responder questões relativas à ela por telefone ou por qualquer outro meio. Qualquer informação obtida por meio de telefone, e-mail ou qualquer outra forma de contato não informada pela Olimpíada não é válida e não será corroborada pela Comissão Organizadora.
Não se comunique por telefone fixo, celular, email, aplicativos (whatsapp, viber etc.) ou por meio de rede social (facebook pessoal) com qualquer membro da Comissão Organizadora. Nossos coordenadores e colaboradores não fornecerão informações, não responderão apelos e não resolverão problemas indicados fora dos caminhos oficiais de comunicação. Todas as mensagens recebidas por nossa equipe por telefone, emails e rede sociais pessoais serão ignoradas e não serão levadas à Comissão Organizadora para deliberação ou resolução.
A comunicação pelo site permite que fiquem registradas, tanto para os participantes quanto para a Comissão Organizadora da Olimpíada, todos os contatos e todas as informações dadas e recebidas. Isso garante a transparência do processo e a idoneidade das informações fornecidas. A troca de mensagens via site fica arquivada e pode ser consultada a qualquer momento se necessário.
Solicitações que sejam enviadas por qualquer outro meio que não o aqui indicado como oficial serão ignoradas. E-mails enviados a destinatários não autorizados ou aos e-mails pessoais dos organizadores da Olimpíada serão igualmente ignorados.
6.3. A escola e o professor orientador são responsáveis por instruir seus estudantes no que se refere à forma correta de se comunicar e de registrar seus comentários, sugestões e críticas.
As equipes que, coletivamente ou por meio de estudantes, professores, coordenadores de ensino, familiares ou amigos, dirigirem-se por email, telefone, celular, aplicativos, redes sociais (como o facebook, por exemplo) ou qualquer outro meio à Comissão Organizadora da Olimpíada e aos colaboradores da ONHB de forma abusiva, ofensiva, assediosa, desrespeitosa ou ameaçadora, serão sumariamente desclassificadas da competição. São ainda, em casos extremos, passíveis de processos na forma da lei.
6.4. A Comissão Organizadora da Olímpiada Nacional em História do Brasil se reserva o direto de publicar a qualquer momento comunicados que alterem, complementem este Regulamento a partir da deliberação da Coordenação da ONHB. Assim, os “Comunicados Oficiais” publicados em nosso site (www.olimpiadadehistoria.com.br) tem força de regulamento e passam a vigorar a partir do momento de sua publicação.