A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A) é uma versão do projeto tradicional aberta ao público e que prevê diferentes modalidades de participação.
O objetivo da iniciativa é ampliar o projeto para pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas têm interesse em conteúdos sobre História do Brasil e atualidades que são oferecidos na prova da ONHB. A versão original, voltada para estudantes e professores, será mantida e ano que vem chega a sua 14ª edição.
A iniciativa também visa atender pedidos de ex-participantes e universitários e após uma experiência positiva com o projeto experimental da Pré-ONHB, realizado em 2020.
Ao todo, estão previstas quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, não há obrigatoriedade de vínculo a uma instituição de ensino e podem se inscrever qualquer interessado a partir de 12 anos. Na modalidade “grupo”, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas a seis pessoas.
As outras categorias, “equipe treineira” e “escola pública treineira” foi pensada para que estudantes e professores, que já participam ou não da ONHB, possam treinar, se preparar ou conhecer o projeto.
Nas duas modalidades podem se inscrever professores e alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na “equipe treineira” os interessados devem formar equipes com três alunos e um professor de escolas públicas ou privadas. Já na modalidade “escola pública treineira”, as equipes podem ter um professor e até 12 alunos. Nesta categoria, a inscrição é gratuita e pode participar uma equipe por escola.
Diferente da competição tradicional, a ONHB-A terá quatro fases realizadas de forma online e com duração de seis dias cada. Ela também será mais enxuta, com cinco questões de múltipla escola e uma tarefa nas três primeiras fases. Na última etapa, os participantes realizarão uma tarefa.